(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Palavra da Presidente: As Agruras daqueles que dedicaram a vida em prol da Educação Pública no Estado de São Paulo, por Walneide Romano

A partir dos anos 70, os planos de carreira passaram a impactar diretamente o processo de valorização do Magistério e os Professores começaram a se distanciar de outras classes profissionais mais bem remuneradas. Infelizmente este processo de desvalorização da carreira se acentuou vertiginosamente, no final da década de 80, quando foram criadas as políticas de Gratificação, especialmente no nosso Estado. Excludentes e discriminatórias, as gratificações empurraram os aposentados do Magistério Público degraus abaixo dos profissionais da ativa.

Dentro deste contexto, surgiu a APAMPESP (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo). Ela congregou e congrega Professores Aposentados e Pensionistas de todo o Estado dispostos a abrir mão do descanso, do lazer e da família em prol de uma luta por condições de vida mais digna e mais justa, por quem dedicou 30, 40 ou até mais de 50 anos de carreira para, com carinho e atenção, formar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, advogados, engenheiros, promotores, procuradores, juízes, políticos, jornalistas, enfim todos os profissionais passaram pelas mãos dos profissionais da Educação. Sempre pensando e buscando um Brasil mais justo, humano e igualitário.

Hoje, a APAMPESP atua sobre seis Pilares:
– Ações Jurídicas em defesa dos direitos do professor aposentado e do pensionista;
– Ações Políticas contra ações do governo que prejudicam os Professores Aposentados e Pensionistas;
– Lazer: uma Sede Recreativa à beira-mar, na cidade de Itanhaém, litoral Sul do Estado;
– Parcerias: oferta de serviços e produtos especiais;
– Cultura: atividades interativas nos âmbitos presencial e virtual;

– Hospitalidade: Casa do Professor Aposentado, a ser inaugurada neste segundo semestre de 2023.


Infelizmente as dificuldades dos Professores Aposentados e Pensionistas cresceram mais ainda nos últimos anos devido à crise econômica do país e as mudanças nas Regras Previdenciárias. As histórias mudam de endereço, mas os elementos em comum se mantêm. Muitos afirmam que com seus parcos salários não conseguem comprar a cesta básica, os medicamentos, pagar um plano de saúde, tratamento dentário, sessões de fisioterapia, enfim, no final do mês, infelizmente, a conta não fecha.

Estamos acostumados a lidar com as tribulações enfrentadas por esta classe excluída das atenções dos nossos governantes e dos representantes do Poder Legislativo, estamos unidos com o objetivo comum de prestar um serviço meritório aos nossos associados carentes de apoio na condição da inatividade do funcionalismo público.

A Diretoria Executiva da Apampesp, juntamente com milhares de associados dispostos a verem superadas as injustiças de que somos vítimas, desvios de conduta e descompromissos com aqueles que deram os melhores anos de suas vidas ao serviço público, não se furtarão da LUTA e dos OBJETIVOS que regem a Entidade. A mobilização será realizada nas Ruas, Praças, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional e nas Redes Sociais.

Queremos e exigimos o fim da Política de ódio e desrespeito contra os Aposentados e Pensionistas e clamamos por respeito e valorização!

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×