A partir dos anos 70, os planos de carreira passaram a impactar diretamente o processo de valorização do Magistério e os Professores começaram a se distanciar de outras classes profissionais mais bem remuneradas. Infelizmente este processo de desvalorização da carreira se acentuou vertiginosamente, no final da década de 80, quando foram criadas as políticas de Gratificação, especialmente no nosso Estado. Excludentes e discriminatórias, as gratificações empurraram os aposentados do Magistério Público degraus abaixo dos profissionais da ativa.
Dentro deste contexto, surgiu a APAMPESP (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo). Ela congregou e congrega Professores Aposentados e Pensionistas de todo o Estado dispostos a abrir mão do descanso, do lazer e da família em prol de uma luta por condições de vida mais digna e mais justa, por quem dedicou 30, 40 ou até mais de 50 anos de carreira para, com carinho e atenção, formar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, advogados, engenheiros, promotores, procuradores, juízes, políticos, jornalistas, enfim todos os profissionais passaram pelas mãos dos profissionais da Educação. Sempre pensando e buscando um Brasil mais justo, humano e igualitário.
Hoje, a APAMPESP atua sobre seis Pilares:
– Ações Jurídicas em defesa dos direitos do professor aposentado e do pensionista;
– Ações Políticas contra ações do governo que prejudicam os Professores Aposentados e Pensionistas;
– Lazer: uma Sede Recreativa à beira-mar, na cidade de Itanhaém, litoral Sul do Estado;
– Parcerias: oferta de serviços e produtos especiais;
– Cultura: atividades interativas nos âmbitos presencial e virtual;
– Hospitalidade: Casa do Professor Aposentado, a ser inaugurada neste segundo semestre de 2023.
Infelizmente as dificuldades dos Professores Aposentados e Pensionistas cresceram mais ainda nos últimos anos devido à crise econômica do país e as mudanças nas Regras Previdenciárias. As histórias mudam de endereço, mas os elementos em comum se mantêm. Muitos afirmam que com seus parcos salários não conseguem comprar a cesta básica, os medicamentos, pagar um plano de saúde, tratamento dentário, sessões de fisioterapia, enfim, no final do mês, infelizmente, a conta não fecha.
Estamos acostumados a lidar com as tribulações enfrentadas por esta classe excluída das atenções dos nossos governantes e dos representantes do Poder Legislativo, estamos unidos com o objetivo comum de prestar um serviço meritório aos nossos associados carentes de apoio na condição da inatividade do funcionalismo público.
A Diretoria Executiva da Apampesp, juntamente com milhares de associados dispostos a verem superadas as injustiças de que somos vítimas, desvios de conduta e descompromissos com aqueles que deram os melhores anos de suas vidas ao serviço público, não se furtarão da LUTA e dos OBJETIVOS que regem a Entidade. A mobilização será realizada nas Ruas, Praças, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional e nas Redes Sociais.
Queremos e exigimos o fim da Política de ódio e desrespeito contra os Aposentados e Pensionistas e clamamos por respeito e valorização!
Parabéns, APAMPESP!! CONFIO EM VOCE6!!!
Parabéns, professora Walneide Romano, por sua luta incansável, contra injustiça e descaso, para com os Professores Aposen Aposentados e Pensionistas!
Objetiva a síntese das atividades da APAMPESP ,mas se faz necessário aprimorar essas atividades a respeito de atendimento e orientação efetivas , divulgação e integração dos associados em cada uma delas é torná -las realmente disponíveis a todos associados .
Fico feliz que apampesp estão lutando por nós
Infelizmente os professores aposentados e da ativa vem sendo desrespeitados desde a década de 80. A nossa derrocada começou no governo do Maluf, daí foi só ladeira abaixo.
Fico feliz que APAMPESP lute pela nossa causa
Concordo plenamente com o texto
Parabéns pela sua luta a favor dos aposentados, prof a Walneide.Realmente já fomos muito prejudicadas,nosso salário é vergonhoso. Não podemos desistir de nossas reivindicações. Tenho orgulho de pertencer a uma entidade séria como a Apampesp. Obrigada
Estou muito feliz por fazer parte, como filiar da Apampesp. Que sempre estão lutando pela causa dos professores aposentados. Parabéns eu endosso tudo que está escrito acima pela presidente… Não é possível que o desrespeito a quem todo mundo teve que passar pelas mãos de um professor ou uma professora… Trate a gente como se não fossemos nada. Depois de anos e anos dedicando a nossa vida a educação de São Paulo e do Brasil.
Juntos somos mais fortes, participem .
Infelizmente, sofremos pq acham que não somos merecedores de uma vida mais digna.
E com muito orgulho que pertenço a esta associação, estes pilares são fundamentais para todos nós ! Val você trilha um caminho incrível , parabéns!!! Já pude desfrutar da sede recreativa e é muito boa , vale a pena ir !!