(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Professora Walneide Romano é condecorada com título de Cidadã Prudentina pela Câmara Municipal de Presidente Prudente. Saiba detalhes da cerimônia que homenageou presidente da Apampesp

Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira, dia 18 de outubro, a Câmara Municipal de Presidente Prudente concedeu à professora Walneide Romano, presidente da Apampesp, o título de Cidadã Prudentina.

A concessão da honraria foi uma iniciativa da professora e vereadora Joana D’Arc, aprovada por unanimidade por todos os vereadores da Casa, em reconhecimento à atuação da professora Walneide Romano na luta em defesa da Educação e do Professor Aposentado. O papel de liderança à frente da Apampesp foi determinante para a aclamação da professora como Baluarte da Educação.

Em uma sessão marcada pela emoção, a abertura e a condução dos trabalhos ficou a cargo do vice-presidente da Câmara, vereador William Leite. Compuseram a mesa a homenageada, professora Walneide Romano, a autora da iniciativa, vereadora Joana D’Arc, o deputado estadual Carlos Giannazi, o 1º secretário, vereador Mauro Neves, o esposo da homenageada, Jair Romano, a secretária municipal de Educação, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira (representando o prefeito Ed Thomas), a conselheira da Apampesp, professora Cícera Barbosa da Silva, e os familiares da professora Walneide.

A plateia lotada estava composta de educadores e representantes de diversos segmentos da sociedade civil, das presidentes do Conselho Deliberativo, professora Diva Lea Batista, e do Conselho Fiscal, Maria Lúcia Artoni, de diretoras regionais da Apampesp dos quatro cantos do Estado, conselheiros da Entidade, funcionários, colaboradores, prestadores de serviço, familiares e amigos, para acompanhar ao vivo e aplaudir de pé a merecida homenagem.

O Coral Feminino da Apampesp de Presidente Prudente, sob a regência da maestrina Ana Rita Chizolini, trouxe ainda mais brilho para a cerimônia. O grupo se encarregou da execução do Hino Nacional brasileiro e apresentou um repertório repleto de canções emocionantes.

Os discursos foram conduzidos pelas professoras Marinez Vian Bisacchi, diretora regional de Presidente Prudente; a autora da homenagem, vereadora Joana D’Arc; a conselheira Cícera Barbosa da Silva; a primeira secretária do Conselho Deliberativo, professora Maria Bernadete Ramos; o deputado estadual Carlos Giannazi; a presidente do Conselho Deliberativo, professora Diva Lea Batista.

Após a exibição de um vídeo com a trajetória de vida da professora homenageada Walneide Romano, chegou o ápice da cerimônia, com a entrega do título de Cidadã Prudente para a presidente da Apampesp. Veja abaixo trechos do emocionante discurso de agradecimento feito pela mais nova cidadã prudentina.

“Ser educadora no Brasil possivelmente seja a profissão mais desafiadora de todas. Ao mesmo tempo, a capacidade de transformar o mundo em um lugar melhor através da Educação é uma verdadeira dádiva. Ser professor é o dom mais precioso que carrego, e foi este dom e tudo o que veio em decorrência da arte de ensinar que me trouxeram até aqui.”

Estou ciente da responsabilidade de ser considerada uma baluarte da Educação, principalmente em decorrência da minha atividade como liderança sindical e associativa, a fim de proporcionar uma realidade mais justa para todos os professores, em especial os aposentados.

Ser líder é uma habilidade que carrego desde criança, antes mesmo de conhecer seu verdadeiro significado. E foi esta capacidade que me proporcionou a oportunidade de ocupar os mais diversos espaços, na escola, na associação de moradores, no time de vôlei, na paróquia, em sindicatos e associações e em especial na Apampesp. Espaços estes em que sempre utilizei como plataforma para lutar pelas minhas convicções, pelas minhas ideias e, sobretudo, pelos meus ideais, ancorados principalmente no senso de justiça e no desejo de fazer deste um mundo melhor para os meus, para os seus, para cada um de nós.

Uma trajetória de sucesso e de reconhecimento não se constrói da noite para o dia, tampouco se chega a este ponto sozinha. Por isto, faço um agradecimento especial aos meus pais, que foram a minha base do que é Educação, a minha família que está aqui presente, meu marido que é meu parceiro, meu braço direito e esquerdo, os meus filhos que estão aqui ao meu lado. A cada aluno nestas quase 3 décadas de magistério, os quais pude ensinar e também aprender. A cada liderança que encontrei neste caminho e que me serviu de inspiração para encarar as grandes batalhas das atividades sindical e associativa.

Por fim, agradeço a todas as Diretoras Regionais da Apampesp que vieram dos quatro cantos do Estado para participar deste momento tão especial e me ajudam diariamente a encarar os desafios desta caminhada, e a minha equipe de profissionais, que me dão todo o suporte necessário para oferecer sempre o meu melhor.

Minha gratidão eterna a cidade de Presidente Prudente, que me acolheu pela maior parte da minha trajetória pessoal e profissional, e na qual pude viver alguns dos melhores e mais inesquecíveis momentos da minha vida. Encerro as minhas palavras enaltecendo o papel da educação e dos educadores. Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria e só um povo sábio é capaz de mudar seu destino. Muito obrigada!

No momento surpresa da noite, os familiares da professora Walneide Romano foram até o púlpito para encerrar a sessão solene com um belo discurso de reconhecimento, enaltecendo as qualidades daquela que além da educadora e líder associativa conhecida e respeitada por todos, também é mãe, esposa, avó e amiga.

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×