(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

NOTA DE REPÚDIO AO DEPUTADO ARTHUR DO VAL (MAMÃE FALEI)

A Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp) – entidade formada majoritariamente por mulheres – vem a público manifestar seu mais veemente repúdio em relação às declarações do deputado Arthur do Val (Podemos-SP). Em uma série de áudios gravados nesta sexta-feira e enviados a um grupo de amigos no Whatsapp, o parlamentar que foi à guerra da Ucrânia descreveu suas impressões sobre as mulheres do país.

Ao declarar que “são fáceis, porque elas são pobres” ou que “quatro dessas eram ‘minas’ que se ela cagar você limpa o c* dela com a língua”, o parlamentar ofende a todas as mulheres de maneira gravemente desrespeitosa. A situação torna-se ainda mais vil e repugnante ao sabermos que foram ditas no contexto de uma guerra, em que as mulheres já precisam lidar com graves violações de direitos humanos.

Infelizmente, o comportamento asqueroso do deputado não é uma surpresa para a Apampesp. No dia 4 de dezembro de 2019, durante os debates em torno da Reforma da Previdência estadual (que abriu espaço para o confisco previdenciário), em plena Assembleia Legislativa, o parlamentar adotou um discurso condenável ao chamar os servidores públicos de “vagabundos”, ataque que se repetiu em mais de uma ocasião. Na mesma ocasião, o deputado levantou o dedo do meio em direção aos professores e demais categorias de servidores presentes no Plenário da Alesp.

Diante do comportamento recorrente adotado por “Mamãe falei”, incompatível com o cargo que ocupa, a Apampesp cobra a adoção das medidas legais e regimentais cabíveis pela Presidência da Casa, a fim de que o parlamentar seja exemplarmente punido pelas inaceitáveis declarações contra as mulheres.

Professora Maria Walneide

Confraternização de Final de Ano / 2020