(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Em debate virtual sobre o novo Fundeb, Apampesp cobra inclusão do professor aposentado no texto

Professoras da Apampesp participaram na noite desta terça-feira, dia 5 de maio, de uma live (transmissão ao vivo) via YouTube e Facebook, coordenada pelo deputado federal Pedro Uczai, com o tema “Se não aprovar o novo Fundeb, como fica o financiamento da Educação Básica?”. Junto ao parlamentar anfitrião, participaram da discussão a vice-presidente da Comissão Especial da PEC 15/15, a deputada federal Rosa Neide, e o presidente da CNTE, Heleno Araújo.

Durante mais de uma hora, eles discutiram a importância do Fundeb para a Educação Básica no país. Só neste ano, foram 156 bilhões divididos entre Governo Federal, Estados e Municípios. O prazo de vigência do Fundeb atual se encerra em dezembro deste ano. “Nossa luta foi para que tivessemos 40% a mais de participação do Governo Federal. Nas diversas negociações entre parlamentares de diferentes bancadas, Entidades, o valor ficou em 10% a mais e vamos chegar em 20%, além de constitucionalizar o Fundeb”, destaca a deputada Rosa Neide.

“4.810 municípios brasileiros dependem desses recursos, importantes para a manutenção e desenvolvimento de ensino, bem como para o pagamento da folha salarial. O Fundeb é uma pauta urgente para o país e é importante que seja votado ainda neste mês de maio. Tivemos avanços importantes. Entre eles o Fundeb como política permanente, mais recursos por parte da União, destinação de 70% do fundo para a folha de pagamento dos profissionais da Educação, a manutenção do piso nacional e a inclusão do piso no Fundeb”, enumera Heleno Araújo, presidente da CNTE.

Para o deputado Pedro Uczai, a participação dos professores neste momento é crucial. “A importância da pressão dos professores e de toda a sociedade junto ao presidente da Câmara para que se coloque o novo Fundeb em votação ainda neste mês de maio. Como é emenda constitucional, são duas votações na Câmara, duas no Senado, e se no Senado houver modificações volta para a Câmara, e até dezembro precisamos concluir esta votação”, explica o parlamentar.

Cientes de que a mobilização virtual, neste momento, é um importante instrumento de mobilização política, as professoras Walneide Romano, presidente da Diretoria Executiva da Apampesp, Diva Lea Batista, presidente do Conselho Deliberativo, além de dezenas de associadas, participaram ativamente durante toda a transmissão cobrando a inclusão dos professores aposentados.

Entre os questionamentos feitos pelas professoras na live: como ficarão os professores aposentados neste novo Fundeb? Sendo os professores aposentados eternos educadores, por que deixá-los de fora da pasta que lhes pertence que é a da Educação? Caso não haja possibilidade de inclusão do professor aposentado neste novo Fundeb, se os deputados concordam que a nossa reivindicação é justa, por que não propõem um fundo alternativo para que não fiquemos de fora?

As professoras também reforçaram a importância do professor aposentado em diversos comentários, como mostram as imagens a seguir.

Abaixo, aperte o play para ver a íntegra da transmissão:

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×