(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia 25 anos da Apampesp

O Jubileu de Prata da Apampesp foi celebrado nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, com uma Sessão Solene realizada no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A sessão foi proposta pelo deputado Mauro Bragato, um dos principais apoiadores da nossa Entidade desde os primeiros anos de existência.

A solenidade contou a presença da presidente da Apampesp, professora Walneide Romano, de toda a Diretoria Executiva da Entidade, de Diretoras e Representantes Regionais do todo o Estado, da presidente do Conselho Fiscal, professora Maria Lúcia Artoni, de conselheiros e demais associados, de parlamentares, além de representantes de diversas entidades ligadas à Educação e ao funcionalismo público. Em comum, todos destacaram o reconhecimento da incansável luta da Associação em defesa dos direitos dos professores aposentados.

“Hoje é um dia muito especial. Estamos celebrando os 25 anos de história da Apampesp. Aquele grupo, liderado pela professora Zilda Halben Guerra, iniciou a sua maratona percorrendo vários municípios para consolidar a fundação da nova entidade. Com garra e determinação, os professores aposentados começaram a luta na Assembleia Legislativa, cobrando dos deputados apoio às reivindicações”, lembrou o presidente da Sessão, deputado Mauro Bragato, que trabalhou ativamente para o fortalecimento da Associação.

Atual subprefeito do Jabaquara e apoiador histórico da Apampesp, o ex-deputado Arnaldo Faria de Sá, relembrou as lutas históricas protagonizadas pela nossa Entidade em Brasília, desde a primeira Reforma da Previdência, passando por dezenas de projetos que afetam diretamente o professor aposentado.

O diretor jurídico da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP), Júlio Bonafonte; o deputado estadual Carlos Giannazi; e a 2ª vice-presidente da Apampesp e uma das fundadoras, professora Rose Marie Bisaglia, também integraram a mesa da Sessão Solene. A professora Rose aproveitou o discurso para agradecer a todos os que ajudaram a pavimentar a bela história de luta da Apampesp mesmo antes de ela existir até os dias atuais.

Após os discursos das diretoras regionais e de representantes das Entidades, foram prestadas três homenagens: à professora Zilda Halben Guerra, fundadora e 1ª presidente da Apampesp, representada na sessão pelos filhos Márcia e Fernando; à professora Rose Bisaglia, a única das fundadoras ainda em atividade; e a Domingos Travesso, fundador do Instituto Mosap e outro grande nome fundamental para a construção da história da Associação.

Para finalizar a sessão, a presidente da Apampesp, professora Walneide Romano destacou o início da programação comemorativa aos 25 anos. “A abertura da nossa programação especial pelo Jubileu de Prata se deu no começo deste ano, no dia 28 de fevereiro, quando concretizamos um antigo sonho ao entregar aos associados a nossa primeira Sede Regional Recreativa, no litoral sul, à beira mar de Itanhaém. Um dos maiores feitos da nossa gestão. Também estreitamos os laços com diversas Entidades, como a CNSP e o Mosap, ao qual somos filiados, com a Afpesp, a Udemo, a Aspal. Fizemos um belo evento em parceria com o CPP no último mês de agosto. Agora em novembro temos um grande seminário em parceria com a Apase. Esta reaproximação é fundamental para o fortalecimento da luta, principalmente num momento em que os servidores públicos, com destaque para os professores, estão sofrendo ataques de todos os lados”, salientou.

“Nos desdobramos de diversas maneiras para dar conta de tantas batalhas. Em Brasília, lutamos contra a atual Reforma da Previdência. Também em Brasília, em São Paulo e em diversos Estados do Brasil, estamos mobilizadas para garantir a permanência do professor aposentado no novo Fundeb, em discussão no Congresso Nacional. Aqui na Assembleia estamos lutando para impedir a aprovação do PL 899/2019, que irá afetar milhares de aposentados que necessitam receber os precatórios a que têm direito ainda em vida. Queremos mais recursos para o Iamspe. Reajuste para os tão defasados salários dos professores”, elencou a presidente, em referência às lutas que vem sendo realizadas pela Entidade.

“Não tenho palavras para descrever a alegria que é celebrar, no dia de hoje, o resultado do que somos e do que nos tornamos enquanto Entidade. Quero agradecer especialmente a todos os que lá no passado plantaram as primeiras sementes, a todos que nos apoiaram nesta luta, Domingos Travesso, Antonio Marmo, deputado Mauro Bragato, o eterno deputado Arnaldo Faria de Sá, entre tantos outros nomes, aos representantes de Entidades aqui presentes, a todas as nossas Diretoras e Representantes Regionais que desempenham um trabalho importantíssimo no Interior do Estado. A todos, de coração, a eterna gratidão de todos que fazem a Apampesp”, finalizou.

Após o encerramento da sessão solene, todos foram convidados para um coquetel no Salão dos Espelhos. Lá, também foi realizado o lançamento do livro “Apampesp – 25 anos em defesa do professor aposentado”, escrito pelo jornalista Sylvio Micelli.

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×