Vagas abertas para a terceira idade em disciplinas da USP

O público com 60 anos ou mais tem a oportunidade de frequentar gratuitamente as aulas de disciplinas regulares da graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A iniciativa faz parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade, cuja realização está na 51ª edição – as atividades são oferecidas semestralmente, em duas edições por ano.

São 60 vagas oferecidas em 18 disciplinas realizadas neste segundo semestre, cujas aulas começam em agosto. As vagas são da área de Letras, nos temas de Literatura, Línguas e Cultura.

O período de matrícula começa no dia 22 e vai até o dia 26 de julho, ou enquanto houver vagas. Para cursar as disciplinas regulares de graduação, o candidato da UATI deve ter concluído o ensino médio. Após o término das aulas, os alunos têm direito a um comprovante de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Mais detalhes sobre o programa podem ser encontrados no site da PRCEU.

Confira, na imagem, a relação das disciplinas e o número de vagas reservadas à terceira idade em cada uma delas.

Matrículas presenciais

As matrículas são gratuitas e devem ser feitas presencialmente ou por procuração simples – apresentar RG, CPF ou carteirinha USP (para a comunidade USP) – do dia 22 a 26 de julho, ou enquanto houver vagas disponíveis, das 9h às 16h45, no prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, localizado na Rua do Lago, 717, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária, sala 126 – Cidade Universitária, São Paulo.

As 60 vagas disponíveis serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo.

Mais informações com o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH pelo telefone: (11) 3091-4645 ou por e-mail: agenda@usp.br.

Aluno frequente

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade oferece vagas em disciplinas regulares de graduação, atividades complementares didático-culturais e físico-esportivas em todos os campi da USP. O objetivo é proporcionar uma formação e aprimoramento constante para a terceira idade, através da aquisição de novos conhecimentos, promoção da saúde, o bem-estar psicológico, social e da cidadania e, ao mesmo tempo, estimular a troca de saberes entre as gerações.

Esta troca de conhecimento entre as gerações acontece principalmente durante as disciplinas regulares dos cursos de graduação, no qual o público da terceira idade pode conviver com os alunos e não realizam atividades voltadas só para quem tem mais de 60 anos, expandindo seus horizontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *