Secretário de Educação apresenta balanço da gestão na Alesp. Saiba os detalhes da reunião

A professora Lucia Cotomacci, 1ª vice-presidente da Apampesp, representou a nossa Entidade na tarde desta terça-feira, dia 25 de junho, durante reunião da Comissão de Educação realizada no Auditório Franco Mantoro, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Presidida pela deputada Professora Bebel, a reunião tinha como objetivo receber o Secretário da Educação, Rossieli Soares, para apresentar um balanço do primeiro semestre de sua gestão à frente da pasta.

Como não atingiu o quórum necessário, o vice-presidente da Comissão, deputado Daniel José, tentou impedir a realização da reunião até que mais deputados estivessem presentes no plenário. Com número de deputados insuficiente, a pressão da plateia composta principalmente por professores e demais profissionais da Educação e os apelos da presidente da presidente da Comissão e do deputado Carlos Giannazi, o Secretário Rossieli Soares optou por apresentar, de maneira “informal” o balanço que havia planejado.

Nos primeiros minutos de fala, o Secretário da Educação traçou um panorama dos índices educacionais do estado de São Paulo tanto na comparação com anos anteriores quanto em relação a outros Estados e reconheceu a gravidade da situação e o quanto precisamos avançar. Para reverter este quadro crítico, Rossieli Soares exibiu algumas das iniciativas da Secretaria como as escolas de tempo integral, o investimento na capacitação de professores com cursos gratuitos de pós-graduação, ações de inovação para ampliar o acesso à tecnologia nas escolas, melhorar o aproveitamento das iniciativas já desenvolvidas pela própria rede, além da contratação de mais professores e profissionais do quadro de apoio.

Ao final da exibição, o Secretário foi questionado pelos deputados, principalmente, quanto à questão da valorização dos professores na questão salarial, colocada como condição necessária e urgente. Rossieli Soares reconheceu que o salário dos professores precisa ser melhorado, incluindo questões pendentes como o cumprimento do piso nacional do Magistério, e disse estar trabalhando para resolver esta questão junto à Secretaria da Fazenda e ao Governo do Estado, e espera ter uma resposta para oferecer às Entidades dentro das próximas semanas.

2 thoughts on “Secretário de Educação apresenta balanço da gestão na Alesp. Saiba os detalhes da reunião”

  1. Estou no magistério há mais de 50 anos e a conversa é sempre a mesma e os professores, diretores e todos do quadro da educação estamos sendo ludibriados por todos todos os governantes. Não acredito em mais ninguém. É os 10% ganhos na justiça alguém pagou?

    1. Claro que nao. E já não sao 10%. Sao 15% que ate janeiro se nao for pago vão se acumular mais ainda. Lamentável tanto descaso e a importância zero que PSDB e Dória dão aos professores. Professor devia ser uma das profissões mais bem pagas no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *