(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Secretário da Educação frustra Entidades ao não anunciar reajuste

A Apampesp – representada pela 1ª vice-presidente, professora Lucia Cotomacci -, além de representantes da Apase, do CPP, da Apeoesp e da Udemo se reuniram na tarde desta quinta-feira, dia 21 de março, no Salão Nobre da Casa Caetano de Campos com o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

No último encontro, realizado no dia 27 de fevereiro, as Entidades haviam feito uma proposta de reajuste de 14,54% para toda a categoria, incluindo os aposentados. Na ocasião, o Secretário da Educação se comprometeu a levar a questão ao Secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, e dar uma posição a respeito da reivindicação apresentada na data de hoje.

Logo de início, Rossieli Soares declarou “não ter conseguido avançar sobre o tema neste momento e nem conseguir avançar dentro de um prazo mais curto”. Ou seja, nem os 10,15% parcelados, proposto pelas Entidades para garantir o cumprimento do piso nacional do Magistério, foi anunciado pelo Secretário.

Entre as Entidades, o clima de decepção e desapontamento levantou uma série de questionamentos. A professora Lucia Cotomacci, 1ª vice-presidente da Apampesp, expressou o seu descontentamento: “Nós estamos realmente sem acreditar. No primeiro encontro o Secretário nos recebeu muito bem, demonstrou estar aberto ao diálogo e declarou ter como uma de suas metas a constante valorização dos professores. E não é desta forma que se valoriza. Neste momento temos uma Assembleia Geral acontecendo em nossa Sede Central, mais de cem professores de todo o Estado aguardando uma boa notícia e infelizmente não temos uma novidade positiva para anunciar”, lamentou.

“Não justifica o Estado mais rico da nação pagar o salário que paga aos professores”, declarou o professor Chico Poli, presidente da Udemo.

Após as manifestações de todas as Entidades, o Secretário Rossieli Soares disse que este não é o encerramento das negociações. “A minha porta não está fechada”, garantiu. E na tentativa de apresentar algo de concreto, o chefe da pasta se comprometeu a agendar uma reunião para a quinta-feira da próxima semana, dia 28 de março, desta vez, com a presença de um representante da Secretaria da Fazenda.

Por exigência das Entidades, também estará presente alguma representação da Procuradoria Geral do Estado. A ideia é que com a proposta das Entidades em mãos possam ser discutidos os estudos do ponto de vista técnico e financeiro com a Fazenda e a questão do cumprimento de uma decisão judicial que garante o pagamento do piso junto à PGE.

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×