(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Nota de Repúdio – Declarações do Governador João Dória

Ao Excelentíssimo Senhor Governador João Dória,
Aos Excelentíssimos Deputados Estaduais,

A Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo – Apampesp – vem a público manifestar repúdio contra as declarações do Governador de São Paulo, João Dória, contrárias aos servidores públicos. Recentemente, foi amplamente difundido no Whatsapp e em diversas redes sociais uma entrevista do atual chefe do Executivo com a hoje deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL-SP), em seu programa online Olho no Olho, do dia 25 de agosto de 2017, em que ele critica diversos pontos do funcionalismo público como a estabilidade dos servidores e os concursos públicos.

Enquanto Entidade de classe formada por servidores públicos, professores estaduais aposentados, todos concursados, tivemos um papel de destaque na formação de cidadãos que muito fizeram e fazem para o crescimento e o desenvolvimento econômico-social de toda a nação brasileira. Ao classificar a estabilidade como uma “excrescência”, o Governador desconsidera um direito constitucional que foi conquistado por mérito e é esta condição que garante a proteção do serviço público, ao não permitir demissões por questões de caráter partidário a cada mudança de Governo, por exemplo. São os princípios da continuidade, legalidade e impessoalidade da gestão pública.

Ao tratar o servidor público como inimigo, o Governador demonstra não conhecer a realidade do Estado que agora administra. Quantas vezes trabalhamos sem os recursos necessários e, ainda assim, damos o melhor de nós? Quantas vidas não foram salvas em hospitais sucateados, quantas crianças não foram formadas em escolas sem o mínimo de estrutura, graças ao trabalho de servidores públicos que colocaram o ato de servir acima de qualquer questão?

Nenhum outro Governador se posicionou de forma tão incisiva e declarada contra os servidores públicos. Chegou a hora do Governo do Estado parar de tratar o servidor como inimigo. É o momento de enaltecer o nosso papel, principalmente como educadores, nos avanços sociais, políticos e econômicos, e a importância do trabalho em parceria. Esperamos que o Governador João Dória repense o seu posicionamento e entenda que valorizar o servidor público é reconhecê-lo como agente transformador do Estado, fundamental na construção de uma sociedade e, consequentemente, de um Brasil melhor.

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×