(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Artigo: Metas, por quê?, por Maria Bernadete Ramos

Por que precisamos de metas em nossa vida?

A palavra “meta” vem do grego e significa algo a ser atingido, objetivo a ser alcançado, relacionado a tempo, esforço e dedicação almejada.

Sabemos que as empresas que desejam crescer e conquistar novos clientes elaboram metas para chegarem ao seu objetivo final. Para isso é necessário planejar, colocar as ideias em prática, organizar, avaliar o que é viável e prioritário, ter foco para atingir a meta com persistência e resiliência, para não desistir quando aparecerem dificuldades.

É preciso também trabalho em equipe, para fortalecer o comprometimento e alcançar os objetivos propostos. Quando elaboramos uma meta, é preciso termos em mente que esta precisa ser específica, relevante, ter prazo, transparência, disciplina, acompanhamento, para que todos os envolvidos se comprometam, pois sem esses detalhes os objetivos não serão atingidos ou alcançados.

As pessoas sempre buscam um propósito para viverem bem. Para tanto, na virada de cada ano estabelecem metas e objetivos a fim de conquistar o que almejam como uma viagem, um novo emprego, uma conquista pessoal, um bem de consumo (a casa, carro novo, área de lazer) e isso significa um marco que ajudará a concretizar o plano inicial.

A Apampesp, que luta bravamente há mais de duas décadas pela categoria dos professores aposentados e pensionistas, decidiu, a partir deste ano de 2023, motivar seus diretores(as) e conselheiros(as) regionais a implantarem metas mensais e anuais, a fim de que possam melhorar o quadro associativo, sabendo que, a cada ano, aumenta gradativamente o número de óbitos e cancelamentos.

Com os descontos (confiscos) ocorridos de 2020 até dezembro de 2022, muitos professores passaram praticamente a sobreviver do consignado oferecido pelos bancos, solicitando assim o cancelamento da pequena contribuição cobrada pela Entidade. Porém, sabemos também que o número de professores da ativa que pediram e foram contemplados com a aposentadoria é igual ou superior às perdas anuais. Cabe a nós irmos até eles, convidá-los e apresentar os benefícios (Sede Recreativa, Casa do Professor, Departamento Jurídico) e a importância de fazer parte de uma Entidade que luta exclusivamente pelo aposentado.

Apesar dos desafios, a Apampesp nunca deixou de lutar pelos interesses de seus associados, razão pela qual teve um papel crucial na luta pelo fim do confisco previdenciário, possibilitando, assim, que os proventos abaixo do teto do INSS voltem a ser recebidos integralmente.

Por exemplo, foi necessário o estabelecimento de metas que foram determinantes para atingir o objetivo, motivando diretores(as) e conselheiros(as) a colherem moções de apoio contra o confisco nas Prefeituras com prefeitos, nas Câmaras Municipais através dos seus presidentes e com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa (Alesp).

Por fim, confirma-se que as metas existem para serem executadas e cumpridas e, se cada um fizer sua parte, com certeza os objetivos serão alcançados e a Apampesp voltará a crescer e tornar-se cada vez mais forte.

Maria Bernadete Ramos

Secretária-Geral da Diretoria Executiva da Apampesp

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×