Palavra da Presidente: Esclarecimentos sobre o reajuste do Magistério anunciado pelo Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou a readequação dos salários dos professores da rede estadual ao novo piso nacional. A medida foi anunciada na última segunda-feira, dia 13, durante um evento que contou com a participação do vice-governador Felicio Ramuth e do secretário estadual da Educação, Renato Feder.

O Estado deverá ajustar os salários dos professores que recebem menos de R$ 4.420,55 pela jornada de 40 horas semanais, com efeito retroativo a janeiro. E para os professores aposentados, o que isto significa?

De antemão, a Apampesp esclarece que até agora só houve o anúncio do reajuste, sem detalhes, e ainda não foi enviada nenhuma proposta para a Assembleia Legislativa. Se for seguir a linha dos anos anteriores, haverá reajuste para todos os professores da ativa que recebam abaixo do Piso Nacional, e somente para os aposentados COM PARIDADE e jornada de 40 horas semanais. Quem se aposentou com menos horas, terá o reajuste proporcionalmente a carga horária.

Para os professores que estiverem enquadrados em faixas e níveis, cujos valores resultem inferior ao do piso nacional, será concedido abono complementar proporcional, o que é uma inconstitucionalidade, pois não considera o impacto na carreira como os quinquênios e evolução funcional.

No caso dos aposentados sem paridade, estes permanecerão com o reajuste anual tomando como base a inflação do ano anterior.

De qualquer forma, a Apampesp seguirá atenta a todas as informações. Fiquem por dentro das últimas notícias acompanhando o nosso site – www.apampesp.org.br -, nosso Facebook – facebook.com/APAMPESP, nosso Twitter – twitter.com/apampesp ou mande um “oi” para o WhatsApp (11) 93235-0622.

Por Walneide Romano, presidente da Diretoria Executiva da Apampesp

16 thoughts on “Palavra da Presidente: Esclarecimentos sobre o reajuste do Magistério anunciado pelo Governo de São Paulo”

  1. Toda hora problemas com professores aposentados,
    Paguem os que nos devem, descontos feitos na previdência,
    Para descontar é imediato agora para pagar luta….
    Queremos receber nossos precatórios pelo amor de Deus!!!!

  2. Obrigado pelo trabalho executado pelos Senhores representantes da APAMPESP em nosso nome. PARABÉNS.

  3. Se o confisco foi inconstitucional então temos diretos sim no ressarcimento desses valores cobrados indevidamente, pois fez muita falta na época e tem aposentados pagando dívidas até hoje por esse desfalque na aposentadoria. Tem obrigação de devolver sim. Foi e é uma vergonha .

  4. Após anos de dedicação e trabalho ensinando crianças, vemos nosso futuro ir ruindo cada vez mais, pois somos desvalorizados de forma progressiva.
    Ate parece que os políticos brasileiros nasceram com todos os diplomas possíveis não precisando de professores.
    Eles que deveriam nos valorizar, se omitem de forma vergonhosa.

  5. Obrigada pelos esclarecimentos
    Recebo abaixo do piso e me aposentei com 40 h e paridade
    Vou aguardar o holerite pq reclamei na Spprev e me disseram que está correto
    Como? Se as minhas colegas recebem o piso?

  6. Boa noite!
    No último aumento (33% seguindo reajuste dado por Bolsonaro), o decreto estadual não levou em consideração os professores que por concurso conseguiram Bônus Mérito. Eu mesmo recebia desde 2010, 25% em virtude de aprovação na referida prova. Muitos outros professores, como eu, acabaram perdendo em seus salários.
    Gostaria de saber a posição dos senhores com relação a esse fato.
    Obrigada!
    Aguardo retorno, por favor.

  7. Como ficam os aposentados que tem vários quinquênio, sexta parte e outras evoluções, e por isso, ultrapassam esse valor. O piso é piso, concordam? Não pode ser considerado essas evoluções. Precisamos de que isso seja reivindicado. No ano passado, os aposentados com paridade já foram prejudicados. Precisamos de um índice para aposentados , independente dessa politicagem.

  8. Como saber se tenho paridade? Nunca ouvi falar disso. Me aposentei e ninguém me perguntou nada. Muito confuso isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *