(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Artigo: Empoderamento, por Maria Bernadete Ramos

Segundo o dicionário Aurélio, “empoderamento” é a “ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre sua própria vida, ser capaz de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito”.

Muito em alta nos dias de hoje, a expressão “Mulher empoderada” é usada em que sentido? A que se refere?
Refere-se a uma consciência coletiva, por parte das mulheres destemidas, que não se deixam sentir inferiorizadas e decidem tomar atitudes contrárias às que impõe a sociedade. Esta ação leva a um posicionamento em todos os segmentos, quais sejam: sociais, políticos e econômicos.

A APAMPESP sempre pautou por proporcionar às mulheres que se empoderassem a partir do momento que lhes delegou funções, acreditando na capacidade e competência de suas funcionárias, diretoras e conselheiras.

Essas mulheres passaram a dominar as próprias vidas, libertando-se de preconceitos, deixando de lado o “eu não sei”, para “eu acredito,” ” vou aprender,” “sou capaz,” vou superar todas as inseguranças”, provando que a idade não as impede de buscar novos horizontes e conhecimentos.

Elas têm sonhos, projetos e autonomias em suas decisões, pois são únicas, especiais, nada se compara à liberdade de serem bem-sucedidas e vencedoras.

Enfim, essas mulheres são conscientes dos desafios a serem vencidos neste ano que se inicia, sabendo que só com determinação, coragem e, sobretudo, empoderamento, elas atingirão os objetivos postos, já que a vitória só será alcançada pelas mulheres destemidas e que vão a luta, ou seja, pelas MULHERES EMPODERADAS.

*Professora Maria Bernadete Ramos é Primeira Secretária do Conselho Deliberativo da APAMPESP

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×