(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Nos 11 anos da Lei da Ficha Limpa, Apampesp participa de debate sobre paridade de gênero e combate à corrupção

O Grupo de Trabalho de Mulheres do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), realizou nesta quinta-feira, dia 10 de junho, o evento online “Lei da Ficha Limpa – 11 anos: paridade de gênero e combate à corrupção nas eleições de 2022”. O debate foi o primeiro de um ciclo de discussões, que irá ocorrer no decorrer de 2021, com intuito de debater sobre o papel das mulheres nas esferas de poder.

A atividade teve a mediação de Thaís Rodrigues, jornalista do site Congresso em Foco. As convidadas para o debate foram: Nathalia Mariel, vice coordenadora do Grupo de Trabalho Mulheres do MCCE e representante da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), Valéria Dias Paes Landim, advogada, fundadora do Observatório Nacional das Candidaturas Femininas e Vera Lúcia Taberti, promotora de Justiça do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP). A Apampesp esteve representada pela professora Walneide Romano, presidente da Entidade.

“Nós mulheres queremos nos ver representadas nos espaços de poder! A Lei da Ficha Limpa e a paridade de gênero na política parecem conceitos distintos, mas ambos mostram que deve haver um engajamento da população nesses temas. Ressalto também que devemos estar atentas aos mecanismos que são criados para aumentar a paridade de gênero na política, mas que acabam tornando-se ferramentas para corrupção. Dessa forma, é preciso fiscalizar esses mecanismos. Os 11 anos da Lei da Ficha Limpa são uma prova de que a fiscalização é essencial no processo político”, afirmou a vice coordenadora Nathalia Mariel.

“Como Entidade formada majoritariamente por mulheres, não poderíamos ficar de fora deste debate que é fundamental. Somos politicamente ativas, lutadoras e engajadas na luta em defesa da causa do professor aposentado. Nós, mulheres, somos a diferença nesta grande batalha!”, destacou a professora Walneide Romano.

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×