(11) 3255-6269 - 0800 055 6689

APAMPESP - Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo

Editorial: A hora e a vez da Educação

No próximo dia 7 de outubro, seremos convocados a exercer um dos direitos mais preciosos da democracia: o voto. Podemos ir às ruas protestar enquanto educadores e servidores públicos, podemos nos mobilizar enquanto Entidade de classe, podemos lutar diariamente pelo resgate da dignidade do professor aposentado e pela valorização da Educação, mas através deste exercício de cidadania, o voto, podemos demonstrar qual o caminho que desejamos seguir e, consequentemente, promover as mudanças e conquistas que almejamos. Teremos em mãos o melhor instrumento catalisador de transformações sociais.

Como sabemos, a Educação não é prioridade no Brasil e há muito foi relegada a segundo plano, tanto pelos governantes quanto por uma camada significativa da sociedade. Um dos serviços públicos constitucionalmente assegurados em nossa carta magna, a Educação encontra-se abandonada, desprestigiada, sucateada, assim como outros direitos fundamentais a exemplo da saúde e da segurança.

Um país cujos governantes e autoridades políticas desprezam a Educação, a saúde e a segurança de seu povo, só tende a se tornar um celeiro e, por consequência, um pseudo feudo de outras potências econômicas mundiais. É desolador e indigno assistirmos a este espetáculo deprimente que hoje impera em nosso país e, mais amiúde, em nosso Estado.

Vamos valorizar o poder que temos em nossas mãos. Analisem os programas de governo para a Educação de cada um dos candidatos a Governador e a Presidente. Ter este conhecimento é fundamental tanto para avaliarmos qual a melhor escolha quanto para cobrarmos de quem foi eleito o que está sendo prometido durante a campanha.

Não podemos esquecer dos parlamentares. Deputados estaduais e federais, além dos Senadores, são peças políticas fundamentais neste processo. É importante lembrar que cada um dos envolvidos em escândalos assombrosos de corrupção foram eleitos pelo povo.

Hoje temos em mãos diversos instrumentos para conhecer de perto as propostas dos candidatos, poder investigar suas trajetórias e avaliar sua reputação. Todas as leis passam obrigatoriamente pelas mãos do Legislativo, então independente de quem sejam os próximos Governador e Presidente, não iremos avançar sem um Congresso Federal e uma Assembleia Legislativa comprometidos, de fato, com a Educação.

No dia da eleição, aperte CONFIRMA para eleger dias melhores para os professores, para a Educação e, consequentemente, para o futuro do nosso Brasil.

Walneide Romano – Presidente da Diretoria Executiva da Apampesp

Professora Maria Walneide

×
Confraternização de Final de Ano / 2020

×